IMPACTO DA PEDAGOGIA MODERNA
PESQUISAS, PROJETOS, EXPERIÊNCIAS...
“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei,
porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheaulo Freire
Em que consiste uma Avaliação Psicopedagógica?
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Quando um aluno é encaminhados à Equipe Multidisciplinar – Serviço Especializado Equipe de apoio
à Aprendizagem (SEAA) – com queixa de dificuldades de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo,
antes de se proceder o processo de investigação diagnóstica, há pontos importantes que a Equipe não
pode desconsiderar:
1- O aluno passou por projetos interventivos da professora? Houve tentativas diversificadas de eliminar
a possiblidade de uma deficiência intelectual?
2- A história de vida do aluno foi investigada?
autoestima, apatia ou hiperatividade?
3- Foram descartados problemas de saúde como comprometimento da fala ou audição,
4- Falhas no desenvolvimento da psicomotricidade?
5- O aluno passou pelo processo de alfabetização? Ou foi promovido de série/ano, em série/ano,
sem o domínio do código, do raciocínio lógico, de acordo com a proposta pedagógica do BIA?
(Sistema de Alfabetização no Brasil)
6- O aluno pelo motivo acima possui várias repetências e se encontra “estigmatizado”?
São inúmeros fatores que faz com que o aluno apresente baixo rendimento mascarando
uma suposta Deficiência Intelectual, e antes de uma caminhada á Avaliação Psicodiagnóstica,
é recomendável que a Equipe dê atenção às questões acima , dentre outras, assim como providências
tais como: exames médicos, avaliações direcionadas às suspeitas de Dislexia, Discalculia, Déficit de
Atenção e Hiperatividade distribuídas entre Serviço Médico, professor regente e intervenções
psicomotoras e oficinas de autoestima (intervenções pela Equipe Multidisciplinar).
Todo esse processo demanda um certo tempo, mas é importante para não correr o risco de um
diagnóstico que deixa dúvidas. Pois uma vez diagnosticado como DI ou qualquer outra deficiência,
os psicólogos especialistas em educação orientam que não há reversão. Este aluno será para sempre
um portador de necessidades Educacionais Especiais.
Pontos à serem observados numa avaliação que começa com o pedagogo, ou psicopedagogo:
- Análise do relatório do professor regente;
- Análise do material produzido, em sala de aula, pelo aluno;
- Observação – em sala de aula
- Entrevista com a mãe ou com o familiar mais próximo que possa dar informações importantes sobre o aluno, desde a gestação – Anamnese
- Momento de acolhimento da Equipe com aluno _ momento em que é necessário estabelecer vínculos afetivos entre o avaliador e o aluno.
*Após o acolhimento, o aluno deverá estar na sala da Equipe de Apoio à Aprendizagem em vários
momentos em que tudo deve ser registrado, desde a postura e aparência física, aspectos relacionados
ao
Comportamento Socioafetivo (interação social em sala de aula e ambientes da escola);
Comunicação: a) verbal com fluência ou retraimento;
( expansiva ou tímida); vocabulário rico ou restrito;
b) comunicação comprometimento da fala(?)
Compreensão de enunciados e comandos, regras e limites,
habilidades para realizar e finalizar atividades,
com ou sem intervenção.
Atenção e Concentração: a)demonstra interesse pelas
atividades propostas; detém-se por pouco ou muito
tempo na execução de uma tarefa;b) é disperso, muda
o foco da atenção de uma à outra atividade; c) apático,
necessita muita estimulação; d) agitado, não conclui atividades propostas.
Memória: visual e auditiva –a) Visual- interpretação de gravuras, relato de acontecimentos,
jogos de memória; monta quebra cabeça de 5 peças médias com ou sem encaixe; b) auditiva;
discriminação de sons ( de objetos sonoros, de animais…), sons iniciais e sons finais de palavras;
troca e/ou omite fonemas na fala;identifica figuras iguais/diferentes; letras iguais/diferentes.
e desenvolvimento aumentar ou diminuir a complexidade: organizar objetos em cima de uma mesa,
tirar ou adicionar objetos (noções de organização, adição e subtração); banco imobiliário,
quebra-cabeça. jogos de encaixe. Identifica números e relaciona com quantidades; faz uso de
algoritmos; uso do dinheiro,noção de quantidade e troco; discrimina notas de moedas e identifica
valores;
Psicomotricidade:a) esquema corporal : ( identifica partes do corpo, faz o desenho da figura humana
com ou sem detalhes); b) lateralidade definida (identifica esquerda/direita em si mesmo – identifica
direita/esquerda nos outros); c) estruturação espacial ( em cima/embaixo, maior/menor, dentro/fora,
perto/longe, cheio/vazio, grosso/fino/ pouco/muito, alto/baixo/ em frente/atrás;
Estruturação espaço/ espacial: noção de si mesmo no tempo e no espaço: a) onde mora (bairro,
cidade, estado, país); b)manhã, tarde e noite/ hoje, ontem e amanhã/ dias da semana, meses do ano;
organiza uma história em sequência, através de três estímulos (gravuras), de cinco estímulos.
Motricidade da escrita: segura o lápis de maneira correta;
executa traçado de letras e números, da direita para a
esquerda sobre a pauta, respeita os limites da folha.
Psicogenética da escrita: nível ou hipótese construída.
(escreve palavras, frases ou texto;
Coordenação motora ampla/ritmo e equilíbrio: correr,
pular, bater palmas, pular com um só pé, fica de pé com os
olhos fechados, cainha sobre uma reta com os braços
abertos, equilibra um livro na cabeça.
Na próxima postagem veja: sugestões de materiais
pedagógicos para entrevista (anamnese) com a mãe do aluno em processo de avaliação e materiais
usados para avaliar cada ponto acima citado.
Por Julia Virginia de Moura – Pedagoga
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