segunda-feira, 6 de julho de 2015

Atividades para crianças com síndrome de down em estágio pré-operatório – Parte II

http://www.ofuxico.com.br/img/upload/noticias/2005/11/02/12003_36.jpg
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• Levar a criança a caminhar sobre linhas retas, curvas ou um grande círculo desenhado no chão. Caminhar sobre estrado pouco elevado, segurando pequenos objetos;
• Brincar de andar, correr, pular em diferentes ritmos;
• Subir e descer escadas alternando os pés;

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• Brincar realizando movimento de saltar (imitando sapo ou coelhinho), arrastar (minhoca), ou cantigas de roda de levantar e agachar-se (corre-cotia, atirei o pau no gato);
• Continuar oferecendo cubos, caixas, latas, blocos de construção que os empilhe, brinque de faz de conta que não são outras coisas além de adquirir noções de pequeno-grande, maior, menor, muito, pouco, alto, baixo;
• Estimular a realizar duas tarefas depois lhe dê ordem para três;
• Brinque de imitar fisionomias: triste, alegre, zangada, assustada, e identificá-las em figuras de pessoas nas revistas;
• Oferecer objetos para que a criança possa associar pelo uso (colher na xícara, nenê no pinico, garrafa-copo, fósforo – vela);
• Oferecer material (tampinhas, caixas de fósforo, palitos, pedras, sementes, folhas, frutas, miniaturas) para organizar, classificar, seriar;
• Oferecer tesoura de ponta arredondada para que a criança corte papel e recorte figuras grandes;
• Solicitar que diga: o que viu em figuras apresentadas e descritas anteriormente e o que aconteceu ou viu em passeios realizados;
• Contar pequenas estórias com gravuras, depois de um tempo sem gravuras solicite que as crianças repitam;
• No início do dia incentivar a criança a antecipar as rotinas que viverá e no final do dia contar o que passou;
• Cantar acompanhando o ritmo com gestos e movimentos espontâneos;
• Propor situações de desafios: estes objetos são iguais? A vaca é igual ao cachorro?
• Estimular as brincadeiras de faz de conta e a dramatização;
• Brincar com a criança colocando-a em diferentes localizações: em frente, atrás, ao lado, longe, perto, tendo como ponto de referência a pessoa que a atende ou um objeto;
• Comparar tamanho das crianças (quem é maior, menor);
• Oferecer jogos de encaixe em tabuleiros, quebra-cabeça de objetos familiares e de formas geométricas;
• Mostrar figuras incompletas de pessoas para que identifique a parte que está faltando;
• Dar uma grande variedade de brinquedos para que a criança os organize espontaneamente;
• Pedir que identifique os elementos e as ações em gravuras;
• Ajudar a criança a reconhecer que ela é “menino” ou “menina”;
• Estimular a identificação de cores;

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• Fazer perguntas de “onde”, “por que”, “como”;
• Solicitar que relate em ordem lógica e cronológica fatos ocorridos com elas.

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