Sugestões de recursos pedagógicos para Avaliação Diagnóstica
Este material pode ser usado pelo pedagogo e de acordo com o desempenho poderá ser alternado em graus maiores ou menores de dificuldades; para alunos com dificuldades de aprendizagem ou suspeita de NEE, o material avaliativo deve ser um material que pode ser manuseado pelo aluno, mas alguns, para avaliar escrita e leitura, motricidade da escrita por exemplo, deverá ser de forma escrita, usando lápis e papel.
Pontos a serem avaliados:Atenção e Concentração(quebra-cabeça, jogo da memória, dominó,Estruturação Espacial (quebra – cabeça)Percepção Visual (quebra-cabeça)Memória (jogo da memória, quebra -cabeça)Raciocínio Lógico Matemático(jogo de xadrez, jogo de damas evidencia habilidades para solucionar situações problemas)
Coordenação Motora – (separar grãos – avalia também atenção e concentração); jogo “Pega Varetas” ( equilíbrio, motricidade); palitos e paliteiro: coordenação motora – colocar palitos no paliteiro pelos orifícios, um por vez: avalia também atenção e concentração)Raciocínio Lógico Matemático: (números, nomes dos números para que faça a relação; miniaturas para quantificação, seriação e classificação; letras do alfabeto, para identificar e discriminar as letras do pré-nome, vogais de consoantes; identificação de cores primárias e secundárias,formas geométricas; jogo da memória: quantidades e numerais))Estrutura Espacial: (palavras cruzadas – através de letras em fichas móveis, correlação palavras e imagens; capacidade de situar-se no tempo e no espaço: dias, meses, ano; local onde mora(bairro-cidade-estado-país)
Esta atividade foi realizada com alunos que moram em uma cidade satélite de Brasília – a caixinha azul – Distrito Federal, contém as cidades satélites – recurso usado para transpor o conceito abstrato para o concreto, facilitando o conhecimento e a identificação.
Análise – Síntese Visual: ( palavras e imagens – habilidade de correlacionar; palavras cruzadas: letras, sílabas e palavras(síntese) ;quebra-cabeça: avaliam a análise e síntese ;
Coordenação viso-motora ampla: atirar a bola na boca do palhaço, bola ao cesto, boliche..
Esquema Corporal:Percepção de si mesmo, conhecer as partes do corpo (cabeça, pernas, pé, nariz, olhos boca, etc.Fazer o desenho da figura humana ( com detalhes)Montar de desmontar bonecos: habilidade de colocar as partes do corpo no lugar certo;
Percepção e discriminação auditiva: vários sons diferentes, de instrumentos, objetos, animais
Sons Iniciais e finais de palavras correlacionadas com imagens (atividade escrita)
Resolução de situações-problemas através de jogos- jogo de damas, xadrez…
Teste da psicogênese da Escrita
– Atividade Significativa para o aluno (importante as palavras não podem ser palavras trabalhadas na escola) Motivado com o tema “animais “ o aluno escolhe os animais da sua preferência e escreve as palavras (nomeando os animais) e a frase foi tirada do relato do aluno sobre o assunto.
Expressão Oral- narração de uma história através do estímulo de uma imagem com a sugestão de sentimentos.
Estruturação temporal – Organização de história em sequencia de de três ou cinco fatos ( através de imagens)
As noções : em cima/em baixo, em frente/atrás, primeiro/último, fino/grosso,cheio/vazio, pouco/muito, maior/menor,longe/perto… podem ser avaliadas informalmente através de objetos da sala e de materiais escolares do aluno.Observação:todas essas atividades devem ser graduadas de acordo com o grau de
dificuldades do aluno, e podem ser também usadas para intervenções no desenvolvimento
do aluno em situações de queixas de dificuldades de aprendizagem.* Na próxima postagem; um roteiro para uma entrevista (anamnese ) com a mãe doaluno, em investigação diagnóstica. Posteriormente um modelo de avaliação pedagógica realizada através deste material a ser entregue ao psicólogo ou a neurologista para a avaliação final.Por: Julia Virginia de Moura- Pedagoga
Poderá também gostar de:
Em que consiste uma Avaliação Psicopedagógica?
Avaliação Pedagógica das Aquisições Cognitivas e ...
Alunos de séries iniciais com dificuldades de aprendizagem? ...
Dificuldades Escolares e Psicomotricidade
Em que consiste uma Avaliação Psicopedagógica?
Avaliação Pedagógica das Aquisições Cognitivas e ...
Alunos de séries iniciais com dificuldades de aprendizagem? ...
Dificuldades Escolares e Psicomotricidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário