DISCALCULIA
Discalculia é um dos transtornos de aprendizagem que causa a dificuldade na matemática. Este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização. A pessoa com discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
· CARACTERÍSTICAS
ü Problema com orientação espacial;
ü Dificuldades para lidar com operações;
ü Dificuldade de memória de curto prazo;
ü Dificuldade de memória de longo prazo;
ü Dificuldade em lidar com grande quantidade de informação;
ü Confusão de símbolos: = + - : . < >;
ü Dificuldade para entender palavras usadas na descrição de operações matemáticas;
ü Tendência a transcrever números e sinais erradamente;
· SUGESTÕES PEDAGÓGICAS
ü Permitir o uso de calculadora e tabela de tabuada;
ü Adotar o uso de caderno quadriculado;
ü Quanto às provas, devem-se elaborar questões claras e diretas, reduzindo-se ao mínimo o número de questões, sem limite de tempo, aplicando-a de tal sorte que o aluno esteja acompanhado apenas de um tutor para certificar se entendeu o enunciado das questões;
ü Estabelecer critério em que, por vezes, o aluno poderá ser submetido a prova oral, desenvolvendo as expressões mentalmente, ditando para que alguém as transcreva;
ü Moderar na quantidade dos deveres de casa, passando exercícios repetitivos e cumulativos;
ü Incentivar a visualização do problema, com desenhos e depois internamente;
ü Prestar atenção no processo utilizado pela criança, verificando o tipo de pensamento que ela usa para desenvolver o problema;
ü Ministrar uma aula livre de erros, para esse aluno conhecer o sucesso;
ü Evitar atitudes e palavras que deem destaque às dificuldades do aluno para não diferenciá-lo dos demais;
ü Evitar correções constantes diante da turma;
ü A utilização de jogos consiste numa boa opção para ajudar na visualização de seriação, classificação, as habilidades psicomotoras, habilidades espaciais e a contagem;
ü Ter em mente que, para o discalcúlico, nada é óbvio, como é para os demais alunos.
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