TDAH
TDAH - (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade): É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e, para muitas pessoas pode durar por toda a vida (até 50% dos casos). Pode ter comorbidade com deficiência intelectual e autismo infantil, dislexia, disgrafia, depressão, transtornos de ansiedade, dependência química. Esse transtorno se caracteriza por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Pode ser classificado em três subtipos: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo-impulsivo, tipo combinado. Os sintomas do TDAH não são homogêneos, o que torna seu diagnóstico complexo.
TDAH (tipo desatento):
ü Dificuldades em prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e profissionais;
ü Dificuldades em sustentar a atenção;
ü Parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra;
ü Frequentemente não segue as instruções;
ü Dificuldades em organizar tarefas e atividades;
ü Evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
ü Perde coisas;
ü Ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
ü Apresentar esquecimento em atividades diárias;
ü Fala excessiva;TDAH (tipo hiperativo-impulsivo):
ü Mexe as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira;
ü Não consegue ficar sentado no lugar quando solicitado;
ü Corre e sobe nas coisas excessivamente;
ü Apresenta dificuldade em brincar quieto;
ü Fala excessivamente;
ü Está sempre “em movimento” ou age frequentemente como se estivesse “ligado em um motor”;
ü Dificuldade em esperar sua vez;
ü Responde mesmo antes de a pergunta ter sido concluída;
ü Interrompe e interfere.
TDAH combinado:
TDAH combinado:
ü Elevada taxa de prejuízo acadêmico; É a combinação das características dos dois tipos de TDAH (desatento e hiperativo-impulsivo).
· PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO TDAH :
ü Baixo desempenho escolar.
ü Dificuldades de relacionamento.
ü Baixa auto-estima, entre outros consequências emocionais.
O diagnóstico desse transtorno é complexo e exige uma avaliação multidisciplinar que envolva as áreas da psicopedagogia, psiquiatria, psicologia, neurologia/neuropsicologia.
· SUGESTÕES PEDAGÓGICAS:
ü Sempre utilizar reforços positivos (palavras de apoio, aceno de mão, etc);
ü Deve-se proporcionar uma boa estrutura, organização e constância (exemplo: mesma arrumação das cadeiras ou carteiras, programas diários, regras claramente definidas);
ü Colocar o estudante perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor;
ü Encorajar frequentemente, ser afetuoso e elogiar;
ü Procurar dar responsabilidades que possam cumprir fazendo com que se sintam necessárias e valorizadas;
ü Iniciar sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para mais complexas;
ü Proporcionar um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de maneira equilibrada e, se possível, fazer com que os colegas tenham a mesma atitude;
ü Proporcionar trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favorecer oportunidades sociais;
ü Dar oportunidades para movimentos monitorados, como uma ida a secretaria, levantar para apontar lápis, etc;
ü Fazer trabalhos manuais diversos: dobraduras, recorte, colagem, massa de modelar, etc, a fim de desenvolver a atenção e a concentração;
ü Utilizar jogos diversos apontando regras;
ü Estabelecer rotina previsível;
ü Aumentar a comunicação com os pais;
ü Quando o professor der algumas instruções, pedir ao estudante para repeti-las ou compartilhar com o amigo antes de começar as tarefas;
ü Utilizar a técnica de aprendizagem ativa: trabalhos em duplas, respostas orais.
ü Na medida do possível, oferecer para o estudante tarefa diferenciada. Os trabalhos em grupo e a possibilidade de o estudante escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação;
ü Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com prazo de entrega solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o estudante não esqueça o conteúdo;
ü Etiquetar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova;
ü Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas e retorno para escola. Desta forma, todo o material fica condensado no mesmo lugar, minimizando perda de material;
ü Não criticar e apontar os erros cometidos como falha no desempenho. Estudantes com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. A atitude positiva do professor é um fator decisivo para a melhora no aprendizado.
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