DISLEXIA
É definida como um distúrbio ou transtorno da aprendizagem na leitura, escrita e soletração. É uma dificuldade específica nos processamentos da linguagem para reconhecer, reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras.
A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômico ou baixa inteligência. É mais comum entre meninos que meninas. Seu diagnóstico é complexo e deve ser realizado por equipe multidisciplinar.
· CARACTERÍSTICAS
ü Dispersão;
ü Fraco desenvolvimento da atenção;
ü Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;
ü Dificuldade em aprender rimas e canções;
ü Fraco desenvolvimento em montar quebra-cabeças;
ü Falta de interesse por livros impressos.
ü Dificuldade na leitura e na escrita;
ü Pobre conhecimento de rima;
ü Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
ü Dificuldade de coordenação motora fina (letra, desenhos, pinturas, etc.) e /ou grossa (ginástica, dança, etc);
ü Desorganização geral;
ü Confusão entre esquerda ou direita;
ü Dificuldade de manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc.
ü Vocabulário pobre;
ü Dificuldade na memória de curto prazo;
ü Dificuldade em decorar sequências, meses do ano, alfabeto;
ü Dificuldade para aprender a ver as horas.
ü Em atividade de ditado ou produção de texto possui muita dificuldade;
ü Dificuldade em matemática e desenho geométrico;
ü Troca, inversão, omissões, aglutinações de letras na escrita;
ü Ao ler pula linha ou volta para a anterior;
ü Dificuldade no aprendizado de uma segunda língua;
ü Bom desempenho em provas orais.
ü São estudantes criativos para muitas tarefas;
ü Habilidade em atividades de artes, música, teatro e esportes;
· SUGESTÕES PEDAGÓGICAS
ü Criar rotina;
ü Após explicação do conteúdo do dia, fornecer uma breve recapitulação da matéria;
ü Usar recursos visuais (vídeos, slides, retroprojetor, etc.)
ü Evitar falar e escrever ao mesmo tempo;
ü Avisar com antecedência quando haverá a leitura de livros ou textos;
ü Propor atividades fora da sala de aula, como dramatizações, entrevista, pesquisas;
ü Usar fichas temáticas;
ü Usar alfabeto móvel;
ü Fichas com figuras e nome associados;
ü Música, lenda e parlendas;
ü Observar como o estudante faz as anotações da lousa e auxiliá-lo a se organizar;
ü Desenvolver hábitos que estimulem o aluno a fazer uso consciente de uma agenda para recados e lembretes;
ü Use a linguagem clara, direta e objetiva quando falar com o estudante;
ü Traga-o para perto da lousa e da mesa do professor;
ü Observe discretamente se ele fez anotações da lousa e de maneira correta antes de apagá-la;
ü Estimule-o, incentive-o, faça-o acreditar em si, a sentir-se capaz e seguro;
ü Não lhe peça para ler em voz alta na frente dos colegas;
ü Avaliação deve ser oral.
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