Gênero literário estimula o raciocínio, abstração e interpretação de forma divertida: textos em quadrinhos
Possenti (2002) define a piada “ um texto que parece falar de uma coisa, mas que fala de outra, ou melhor, fala das duas, colocando ora uma ora outra em primeiro plano” é como Possenti define a piada como gênero literário em sua obra: “Os humores da língua: análise linguística de piadas”. Campinas- Mercado de Letras, 2002. .
A piada é um texto que contem palavras ou expressões com duplo sentido que para ser compreendido provoca o raciocínio envolvendo situações semelhantes com fins de ser obtido o sentido relevante que foi usado propositadamente para gerar risos.
As histórias em quadrinhos, assim como as tirinhas, são definidas por uma forma de comunicação visual impressa que se soma a elementos verbais para compor uma narrativa. Pode ser publicada de diversas maneiras, entre elas em formato de tiras, como vemos diariamente nos cadernos de cultura dos principais jornais do país e em revistas em quadrinhos com a conotação cômica.
Atividades que podem ser adequadas do 3º ao 5º ano – Ensino Fundamental
Após o professor deixar que os alunos leiam e percebam o duplo sentido de palavras e expressões com a finalidade de fazer rir quem está lendo, o primeiro texto ou a primeira tirinha, deve ser trabalhada em partes para aqueles alunos que, a princípio, não percebem a intenção do texto. Uma forma de deixá-los atentos para essa possibilidade que alguns textos apresentam que é fazer rir. (estimulação do raciocínio e interpretação de textos).
Assim que a turma dominar a interpretação de textos de quadrinhos de piadas o professor pode desenvolver atividades como:
1.Criar os próprios quadrinhos com textos com conotação cômica;
2.Correção de erros ortográficos, de acordo com a escrita convencional, em quadrinhos do Chico Bento, deixando bem explicado que é uma linguagem aceita por ser uma linguagem popular (Alinguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou tem outro significado. Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais, utilizada principalmente em textos e profissões que a exigem como no Direito, Letras e História.)
3.Pontuação: transcrever o diálogo usando a pontuação: travessão, dois pontos, ponto final, interrogação e exclamação.
4.Representação dos personagens dos quadrinhos para estimular a oralidade com os gestos e as entonações de voz características dos personagens do quadrinho escolhido.
5 . Conteúdos do currículo e necessidades da turma em língua portuguesa.
Veja neste link atividades diferentes usadas pelo professor com textos de piadas, e diversifique suas aulas, seus alunos vão curtir muito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário