DISORTOGRAFIA
Até o 3º ano é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. A característica principal de um indivíduo com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Pode ser definida também como o conjunto de erros da escrita que afetam a palavra, mas não o traçado ou grafia.
· CARACTERÍSTICAS
ü Troca de letras: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta, sapo/zapo, tarde/darte.
ü Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
ü Adições: ventitilador.
ü Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
ü Fragmentações: en saiar, a noitecer.
ü Inversões: pipoca/picoca.
ü Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.
· SUGESTÕES PEDAGÓGICAS
ü Encorajar as tentativas da escrita do estudante, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-lo;
ü Incentivar o estudante a elaborar seu diário no final do dia como rotina;
ü Chamar atenção do estudante para situações diárias em que é necessária a utilização da escrita;
ü Não corrigir simplesmente os seus erros, mas tentar antes procurar a solução com o aluno;
ü Recorrer a livros de atividades que permitam o estudante trabalhar os vários casos de ortografia.
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